logo hor AZUL 2
Comunicação Digital

SIMSOCIAL 2012

A segunda edição do SIMSOCIAL – Simpósio de Pesquisa em Tecnologias Digitais e Sociabilidade, que nesse ano acontecerá nos dias 10 e 11 de outubro em Salvador (BA),promovido pelo Grupo de Pesquisa em Interações, Tecnologias Digitais e Sociedade (GITS), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Bahia (PósCom-UFBA), pretende agregar pesquisadores, professores e estudantes universitários, além de profissionais de instituições relacionadas ao campo da Cibercultura sob  o tema “Práticas Interacionais em Rede”.

A programação do evento prevê a realização de conferências e apresentação de comunicações em cinco núcleos temáticos: Sociabilidade, novas tecnologias e práticas interacionais (NT 1); Sociabilidade, novas tecnologias, consumo e estratégias de mercado (NT 2); Sociabilidade, novas tecnologias, política e ativismo (NT 3); Sociabilidade, novas tecnologias, educação e aspectos cognitivos (NT 4); Sociabilidade, novas tecnologias e práticas colaborativas de produção de conteúdo (NT 5).

Acompanhe também mais informações do SIMSOCIAL pelo Twitter do Gits (@gitsufba) e pela página do evento no Facebook.

Standard
a-vida-secreta-dos-objetos-600x402
Eventos e Seminários, Internet das coisas

Simpósio Internacional A Vida Secreta dos Objetos

Simpósio Internacional A Vida Secreta dos Objetos: Novos Cenários da Comunicação (Medialidades, Materialidades, Temporalidades) traz a Salvador (BA), no dia 6 de agosto, a terceira etapa do seu ciclo de debates, com pesquisadores de renome mundial como Bruno Latour, Graham Harman, Richard Grusin e Siegfried Zielinski. O simpósio é uma parceria entre oito programas de pós-graduação em Comunicação (UERJ, UFF, UFRJ, PUCRJ, UFBA, ESPM-SP, PUC-SP, UFC), um em Letras (UFF), dois grupos de pesquisa (GPC e Vilém Flusser Archiv) e duas instituições internacionais (Universität Wien e Universität der Künste Berlin). “A Vida Secreta dos Objetos” é uma iniciativa de caráter inédito no país, devido à sua perspectiva eminentemente interdisciplinar, unindo domínios como o da Comunicação Social, da Literatura e da Filosofia.

Em Salvador o evento é uma realização do Grupo de Pesquisa em Cibercidade (GPC) do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Facom/UFBa em parceria com oICBA/Goethe-BA.

Dividido em quatro etapas (São PauloRio de Janeiro, Salvador e Fortaleza), o Simpósio conta com seminários gratuitos, mobilizando cerca de 12 convidados internacionais e 8 nacionais entre os dias 30 de julho e 8 de agosto, promovendo a discussão de temas, teorias e perspectivas metodológicas da pesquisa mundial, com reflexões sobre novos paradigmas, epistemologias e cenários intelectuais relevantes para os campos envolvidos.

Em Salvador, as mesas e palestras reúnem pesquisadores como André Lemos, Vinicius Andrade Pereira, Erick Felinto, Adalberto Müller, Graham Harman, Siegfried Zielinski, Richard Grusin e Bruno Latour.

Standard
Sociabilidade, Vídeos

Freenet: por uma internet para todos

Gostei desse vídeo “Freenet

 

A internet surgiu nos anos 60 baseada no principio da liberdade e hoje representa a possibilidade de uma comunicação aberta e livre como nunca houve na história humana. Caminha em direção ao que pode ser a concretização de uma inteligência coletiva, em rede. Mas… tem sempre um “mas”…

Depois das recentes mudanças alavancadas pela internet, sobretudo na chamada “Primavera Árabe”, a liberdade na internet está ameaçada. Paradoxalmente, inclusive nos países onde vimos acontecer a queda de ditadores, como no Egito, por exemplo.

É importante a conciência dessa ameaça. Precisamos cuidar do nosso direito à privacidade e manter a internet aberta e livre.

O video acima “Freenet?” é uma provocação e um convite para você participar de um documentário sobre o futuro da liberdade na rede que está sendo criado de forma colaborativa através de algumas instituições (FGVdireitoRIO, Intervozes, IDEC, Nupef, patrocinado pela Ford Foudation). Saiba mais, participe e espalhe.

Standard