O papel dos Blogs na comunicação digital corporativa

blog word 300x225 O papel dos Blogs na comunicação digital corporativaNão há como ter uma comunicação digital eficaz sem se ter um blog que publique conteúdos regulares sobre a empresa, produtos e ou serviços?

A resposta óbvia é que cada caso é um caso. Todavia, o fato é que blogs estão presentes na maioria das ações de marketing de comunicação digital que se vê por ai, seja como ativador, com o papel de divulgação, ou como centralizador das ações.

Sim, o papel básico do blog é de oferecer conteúdo de qualidade. O conteúdo pode ser a diferença para o “novo consumidor]’ ( o consumidor web 2.0), que prefere ler e conhecer o produto antes de pagar por ele. No blog o consumidor vai buscar informações, simples assim.

Ter um blog significa ter responsabilidades com o consumidor. O blog é uma página da web que precisa ser atualizada freqüentemente. No caso das empresas, o blog precisa seguir a linha editorial do posicionamento e planejamento prévio. Além das postagens sobre temas relativos aos produtos/serviços da marca, deve-se estabelecer a cultura de postagens do mais diversos temas com o intuito de atrair a atenção dos consumidores para que voltem sempre ao blog, interajam e que levem aquelas informações para suas vidas.

Em relação ao layout (SEO), ele deve ser pensando de acordo com o público alvo da empresa, se for um blog para sapatos masculinos adultos ele terá que pensar em um visual mais executivo, mas se for em um blog para sapatos para adolescentes, ele terá que ter a cara da teen. Todavia, um blog “limpo”, organizada e que facilite a navegação do usuário é o essencial.

As empresas devem ter um site para os consumidores navegarem e blogs pra eles participarem. Neste ponto, os blogs precisam estar conectados com as mídias sociais – um planejamento de SMO se faz necessário aqui. Para tanto é preciso pensar em como aperfeiçoar o blog para e com as mídias sociais. Como já foi dito, é preciso pensar as mídias sociais de auxílio ao blog de acordo com as tendências do público alvo.

O resto não é segredo. Basta atualizar e interagir?

 

 

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